segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Falcão

Se tem um jogador recente que tenho orgulho em ter visto com a camisa do Galo, é o Falcão, do futsal. Durante o ano de 1999, eu acompanhei praticamente todos os jogos do Galo no Colégio Magnum. Eu sabia que Falcão era um craque, mas, de repente percebi que não era um craque qualquer. Ele estava na categoria especial dos supergênios, daqueles que tinha potencial em nunca mais ter outro na história. E foi assim que aconteceu! Falcão é hoje o Pelé do futsal! Acredito piamente que nunca mais terá um jogador similar na história deste jogo.
Para aqueles que ainda querem compará-lo com outro grande ídolo nosso, Manoel Tobias, fique sabendo: Tobias foi genial, mas de forma alguma chegou ao mesmo nível de Falcão. Enquanto Falcão tem o mesmo nível de Pelé *, guardadas as proporções entre os dois esportes, Tobias tinha o estilo idêntico de outro gênio: Zidane. Como o francês, ele tinha o drible longo e a beleza e eficiência no estilo de jogo. Mas não era genial, ou capaz de brotar uma jogada nunca antes pensada e/ou feita. Por isso, a mesma diferença de nível entre estes 2 jogadores de campo, possui os 2 de salão.
No domingo, dia 23/10/11, Falcão deu um título mundial ao Brasil. E com um golaço - de peito! Fez um gol histórico para mostrar que, mesmo em fim de carreira, é único – no melhor estilo de Pelé na copa de 58! Parabéns ao melhor do planeta! Parabéns ao Galo!
E, obrigado por ter agraciado o Galo com 1 ano de genialidade! Faço aqui minhas reverências e expresso minha gratidão por este jogador.

*é isso mesmo, por mais absurdo que pareça ser – e quem não concorda é pq não conhece Falcão. E quem viu os 2 e mesmo assim discorda, eu digo que o faz por saudosismo. Mas aceito críticas a esta minha opinião.

4 comentários:

  1. O melhor time da história do galo (e o mais vitorioso) foi esse do futsal. Os caras literalmente massacravam os adversários.

    ResponderExcluir
  2. Falcão é craque mas só joga pra ele...
    O melhor jogador de todos os tempos foi o Jackson.
    Na era Falcão o Brasil só conseguiu um mundial e roubado pq era aqui dentro.
    Já na era Jackson a seleção era imbatível.
    Mesmo com Manoel Tobias a seleção era mto melhor que a atual.
    O Falcão me lembra mto aquele jogador revelado pelo Cruzeiro o Kerlon "foquinha".

    ResponderExcluir
  3. Outro atleticano! O Galo dominou no futsal! Mas compara-lo com o Falcão é sacanagem. Até aceito vc comparar o Jackson com o Tobias, mas nao com o Falcão.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana,concordo em tudo no que vc disse,PARABENS

    ResponderExcluir