terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Renan Oliveira

Renan teve um excelente início de carreira, em 2008. Aparecia bem, sempre fazia gols – alguns maravilhosos.
A partir de 2009 decaiu. Teve lampejos de bons momentos, mas não adiantou. Continuou instável. Entrava, não emplacava muito, e saía. Foi emprestado, mas foi devolvido em 3 meses. Teve mais uma chance com Dorival, e depois com Cuca. Continuou a não empolgar.
Às vezes acho a torcida um pouco dura com ele. Por exemplo, ultimamente algumas partidas Magno Alves perdia gols decisivos, e Mancini era abaixo da crítica, mas ela pegava no pé do menino. Ele não agregava muito, mas também estava longe de fazer as bobagens desses dois citados. Mas é fato que ele realmente passava despercebido, e aí até entendo a torcida. Também percebo que ele não tem as características que agradam à massa, pois não dá sangue, e joga sem o menor tesão. Daí concluo que realmente ele deve ser emprestado.
Mas quero ainda prevenir que o menino só tem 21 anos ainda. E existem jogadores que estouram mais velhos. Seria este o caso do Renan?
De qualquer maneira, vejo com um pouco de desconfiança se o Galo trocá-lo por um volante de 29 anos, que sempre foi muito mediano. Seria um bom negócio? Emprestá-lo sim, mas trocá-lo não. Deve-se ainda aguardar um possível amadurecimento do rapaz. Desta forma, teremos uma boa moeda de troca.
Termino revelando uma percepção que sempre tive: sua melhor posição é no ataque, e não no meio-campo. Foi assim que ele estourou há 3 anos. E foi deslocando-o para o meio que ele nunca mais jogou bola. Esperei o ano inteiro algum técnico testá-lo no ataque, o que não aconteceu. Esperei alguma atitude vindo do Renan, que o fizesse decolar na carreira, mas também não aconteceu. Será que estou muito enganado? Vamos esperar pra ver......

7 comentários:

  1. Fabiano, concordo em grande parte com vc. Renan Oliveira tem qualidade técnicas. Poderia ser um grande jogador, mas dá impressão que não vai vingar. Carece de vontade, é anímico.
    Mas um bom treinador consegue tirar de jogadores assim o máximo que eles podem dar. Acho ser esse o problema do Renan.
    Concordo plenamente com você em relação a posição do Renan. Ele não é, nunca foi, e nunca será meio-campista. Luxemburgo-Dorival-Cuca não enxergaram isso. Posição dele é meia-atacante, da moda antiga, chamava-se ponta de lança. Sabe qual jogador jogava nessa posição? Marcelo Oliveira, companheiro de ataque do Reinaldo. Ele foi o único a entender isso. Renan tem técnica, mas é limitado no sentido de adaptação. Só pode jogar naquela posição, ali ele vai render mais. Por isso acho que o Renan deveria voltar a jogar com o Marcelo, atual técnico do Coxa.
    Rivaldo é um jogador muito parecido com o Renan. Meia atacante, só rende numa posição, e numa função. Felipão foi o único técnico da seleção que percebeu isso. Com ele Rivaldo foi o melhor jogador da copa 2002.

    Abração,
    Jota

    ResponderExcluir
  2. Jota,
    obrigado pelas contribuições. Muito oportunas. Então espero que o Galo empreste o Renan pro Coxa, e que ele estoure por lá. A partir disso, teremos boa moeda de troca. Nao creio mais q ele tenha vez no Galo. Ele nao tem a garra q a torcida cobra, e nem clima mais. Mas dá pra gente valorizá-lo, e trocá-lo por um que tenha. Qto ao Rivaldo, perfeito! Acho q ele foi o melhor de 2002, e de 1998 tb (talvez em ambas junto com o Ronaldo). Brassooo...

    ResponderExcluir
  3. Comparar Renan Oliveira com Rivaldo é foda!!

    ResponderExcluir
  4. Eh o famoso pipoqueiro. Jogador de Q.I. baixo. Mas mesmo se nao fosse seria dificil estourar no Galo. O MMessi, que eh quem eh comecou entrando no 2 tempo e jogando ao lado do Ronaldinho...bem diferente de jogar com Patric e outros da mesma laia.

    ResponderExcluir
  5. Pianetti, acredito que o Renan Oliveira teve todas as chances possíveis no galo e mais ainda no futebol. Entrou na boa, entrou na fria, foi titular absoluto, e reserva também, ainda trabalhou com vários técnicos de ponta. Será que ninguém conseguiu extrair o futebol deste garoto? Duvido muito! O Renan pintou como salvador da pátria no final do ano passado e logo depois, no campeonato mineiro, não fez absolutamente nada. Em 2009,teve seu melhor momento no galo, justamente no campeonato brasileiro, e quando precisamos realmente dele, no difícil jogo Atlético x Palmeiras, com o mineirão lotado e o galo disputando a ponta do certame, o garoto perdeu o penalti que nos daria a vitória, e o que é pior, ainda teve uma atuação medíocre, digna dos jogadores que não nasceram para vencer. Resumindo, este jogador teve mais chances para estourar que muitos craques por aí, e ainda assim não brilhou. Torço para ele estourar no Coritiba e seguir sua vida longe daqui...Uma coisa eu tenho certeza, ele não nasceu para jogar no galo! Abraço-Afi

    ResponderExcluir
  6. Fabiano. Já vi diversos Renans... Não acredito que ele passe do nível que está. Um jogador mediano, com toque vistoso que criou expectativa, acima do verdadeiro futebol dele. Sorry!

    ResponderExcluir