terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Messi x Maradona

Demorei, mas aceitei o que já é óbvio! Messi está a um degrau do Maradona. Só falta fazer em uma Copa do Mundo o que Maradona fez em 86. Só! Caso isso aconteça, Messi indiscutivelmente deixará o gorduchinho para trás. E para Messi, isso não é muito nãaooo! Alguém ousa, depois de domingo, contestar?

Comecei a fazer algumas análises. Maradona foi começar a ser Maradona em 86, aos 26 anos. Messi ainda tem 24. Antes disso, era apenas um grande jogador. Não havia brilhado em nenhum Mundial, e nem brilhou no Barcelona. Nunca ganhou a Champions League, nem o Mundial Interclubes. Messi já ganhou 3 do primeiro, e 2 do segundo. Aliás, Messi já tem 18 grandes títulos, enquanto Maradona só teve 9. Messi ainda foi campeão olímpico, em 2008. Tudo bem, por melhor que o Napoli era naqueles tempos, não se compara ao Barça de agora, não é mesmo? É! E daí? Provavelmente se Maradona estivesse hoje no lugar de Messi não estaria jogando como Messi. Justamente porque ele estava no Barcelona aos 24 anos, e o time só ganhou o Nacional depois de sua saída. Ademais, o Barça é o que é por causa do jogador 3 vezes* eleito o melhor do mundo.

Como último processo desta análise, comprei o dvd “He Visto A Maradona”. Afinal, era justo que eu resgatasse Maradona para poder mentalmente compará-lo a Messi. Foi aí que eu tive uma decepção. Não há quase nada de extraordinário além dos lances de Maradona que já temos em mente.

Por fim, mesmo se Messi arrebentar numa Copa, e continuar ganhando títulos mundiais, Messi nunca será Maradona! Maradona só é Maradona porque tem adoração quase divina do povo argentino. Isso ocorre devido a 2 fatores que jamais serão alcançados pelo garoto: 1 – Messi carece de identidade com o povo e com um time da Argentina, uma vez que está na España desde os 13 anos. 2 – o principal: ao humilhar a Inglaterra em 86, com 1 gol fantástico** e 1 gol da mano de dios, Maradona solitariamente vingou a sofrida guerra das Malvinas, e de quebra fez o povo piamente acreditar que não só Deus usou a sua mão para vingar a nação, como convenceu toda Argentina que o jogador é, de fato, seu representante na Terra.
*em breve

** Messi fez 1 gol idêntico, mas pelo Barcelona

6 comentários:

  1. muito boa a análise, o melhor post até agora do blog.

    ResponderExcluir
  2. UUUUU meu quiriiiido Heldyto! Como estão as coisas aí sem mim?? Valeu a forçaaa... rararrarara.....

    ResponderExcluir
  3. Muito boa mesmo, e concordo plenamente. Pra mim, que não vi o Maradona jogar (só na Copa de 94 e os videos que conhecemos) Messi é o melhor que vi jogar até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço bem este vídeo ao qual se refere. O pessoal do Boca foi meio infeliz ao montá-lo. Tem coisa melhor pelo youtube, se procurar com calma. Tem um filme razoável também sobre a vida do Maradona que vi outro dia.
    Ele era sensacional, no que diz respeito à sua habilidade de driblar.
    Messi não é melhor, exceto pelo fato de Maradona ter estragado sua carreira cheirando cocaína.
    Os dois possuem o mesmo estilo de jogo. Não caem, não cavam falta. Vão até o fim com a bola no pé, dominada bem próxima ao corpo. Sensacionais neste aspecto.
    Concordo com a porção de títulos do Messi. Jogador centrado.
    Mas na copa achei muito aquém do que poderia ser, o que demonstra uma diferença crucial em relação a Maradona: o perfil psicológico. Maradona, neste aspecto, é mais arrojado. Tanto que exagera nas provocações.
    Enfim... diria que estão no mesmo nível. Alguns pontos são favoráveis p/ um, outros p/ outro. No quesito habilidade com a bola, mesmo patamar.
    Abs.,
    Daniel

    ResponderExcluir
  5. valeu pelo comentário, charma! Pois é, vamos esperar um pouco mais pra reavaliar! Acho q depois da Copa de 2.020 poderemos ver se Messi fez nestas 2 proximas Copas o q Maradona fez em 1.986. Se fez, acho q ele se descolará em muito. Se não, com certeza terá este buraco em sua carreira....

    ResponderExcluir