terça-feira, 5 de junho de 2012

A alma do torcedor



Segunda-feira, dia 04/06/12,

O dia começou como qualquer outro. Cheguei ao trabalho e após os afazeres, dei uma olhada nas notícias. Deliciei–me com uma em especial. Era uma pesquisa na qual mostrava um altíssimo índice de rejeição de R$10. Na verdade, mostrava rejeição unânime entre os times da Série A. No Galo, esta rejeição batia quase 70%.

Confesso que eu senti um imenso prazer. Pensei na carreira de Ronaldinho. O jeito como ele fugiu do Grêmio. Os anos dourados no Barça. O fracasso nas Copas e Olimpíadas. Lembrei-me do leilão que ele fez em sua volta ao Brasil, e o pensamento adquiriu certeza que ele já não se interessava pelo futebol, quando recuperei mentalmente todos os casos de indisciplina. Concluí que ele merecia esta mancha na carreira. Foi aí que enviei vários e-mails ridicularizando quem jogou sua imagem no lixo, tudo pela soberba. Foi minha vingança! Mas o dia ainda estava começando. Mal sabia eu o que estava por vir.

Foi no início da tarde que tomei um verdadeiro choque. Fiquei petrificado, sem reação. Não acreditava no que estava lendo! Meu primeiro pensamento foi que a pimenta voltou muito rapidamente aos meus olhos. Fiquei muito p***, pois mais uma vez me senti trouxa!

Passado o susto, peguei-me dando um leve sorriso. Pensei comigo que foi a primeira vez que uma contratação mexeu tanto com minhas emoções. Por que eu deveria achar ruim? Começo a ler as notícias. Em qualquer parte do mundo aparece R49 com a camisa do Galo. Meu sorriso aumentou consideravelmente! Sim, pela primeira vez eu vi o Galo onde ele sempre deveria estar: nas páginas mundiais. Pela primeira vez eu vi um gênio com capacidade de mostrar ao mundo que ele acredita nesta instituição. No twitter, vejo um comentário de um Maria azul dizendo que estava desesperado, pois seu filho Mariazinha acabava de pedir uma camisa alvinegra do R49. Constatei que algo extraordinário estava acontecendo. Vieram em minha mente certas cidades do interior de Minas, onde poucos se interessam por futebol, mas sim por fofoca. A maioria simpatizante escolhe times do Rio ou SP somente para se sentir “grande”, pois foi o que ela aprendeu na TV (excluam-se várias cidades e muitas pessoas disso,ok?). Não seria o momento de fazermos algo por nós, unindo Minas por algo de Minas, resgatando a dignidade destas pessoas perante sua origem? Podemos finalmente contaminar os mineiros com o sangue alvinegro. Não é assim que as emissoras manipulam a audiência, com o discurso que só passa jogo do Flamerda porque tem torcedores em cada canto do Brasil? Então a partir do R49 em Minas passará jogo do Galo, porque aqui não terá mais outros torcedores. Constatado isso, eu fiquei ofegante, empolgado, louco.

Foi quando eu dei um grito: “Porra, eu sou torcedor e para o bom torcedor há o momento certo de ser coerente e o momento de ser apenas torcedor”. Sim, é verdade! Acabo de me convencer totalmente disso! Fui coerente porque eu não o queria no Galo. Mas ele já está aqui! Não adianta reclamar, ou espernear – nada vai hoje desfazer o que está feito. Diante desta situação, tenho 2 opções:

1 - continuar o adiando e prejudicar o jogador, e conseqüentemente afundar o meu time 

2 - Unir a ele na esperança milagrosa dele “ser a peça que faltava". Deste jeito todos nós sairemos ganhando. 

Meu juízo e meu pequeno conhecimento de bola me mandam optar pelo numero 2, afinal meu lado torcedor tem o direito de ser 100% emocional de vez em quando. Isso somado ao devaneio sobre os efeitos da contratação me faz perceber que o dia citado acima pode ser aquele em que a alma do atleticano finalmente reencontrou o seu corpo (ver a fantástica coluna do jota http://lancesenuances.com/2011/12/13/5804/ sim, jota, para reconquistar aquele jogo, precisamos de alguém que nos faça acreditar). Ronaldinho nem estreou ainda, mas a autoestima do atleticano pode ser resgatada. 

Não consegui fazer mais nada no dia, senão ler tudo que foi falado do Ronaldo Gaúcho. Felizmente, Kalil me surpreendeu pela primeira vez pela astúcia relacionada às quatro linhas. De uma só vez ele colocou o Atlético no noticiário, passou a rasteira no Flamengo, e reforçou a equipe justamente onde ela mais precisava. Claro, isso foi possível porque ele havia falhado em todas as suas tentativas (Fórlan, Elano, Matías, Zé Roberto). Como efeito, a torcida vai lotar nossa arena, mesmo sem a presença do craque amanhã. Kalil certamente mexeu com os brios de Ronaldinho, que já estão tremendamente abalados, e mostrou que não há lugar melhor pra ele calar a boca do Brasil do que aqui no Galo. Em qualquer outra equipe ele seria um ídolo, mas aqui ele será o Messias, caso nos dê o título brasileiro. Bom pro Galo, melhor pra ele, pois terá fôlego para o resto de sua carreira. A presença do Ronaldo no Galo foi a melhor visão de negócio do Kalil.

Hoje estou certo que meu otimismo tem uma premissa: a que seu contrato resguarde o Atlético nos anos vindouros, e não deixe dívidas para além de 2012. Se foi feito assim, não há mais o que temer! Muitos acham que ele pode ser a “maçã podre” que contaminará o grupo, levando o Galo ao rebaixamento. Mas isso é um problema do Cuca, pois cabe a ele gerenciar nossa pequena jóia. Caso isso aconteça, Gaúcho é afastado e tudo continuará como antes. Valeu a tentativa, a ousadia. Pior é pagar caro por cabeças de bagre como Patric, que quase nos afundou ano passado. No mínimo R49 é melhor que Mancini e Wesley, nossos grandes armadores.

Passadas 24 horas já estou acostumado com a idéia de ter alguém que coloque a camisa do Galo no mesmo lugar e com a mesma assiduidade que vejo da camisa do Barcelona, ou do Milan. Na verdade, nas últimas duas horas eu já fiquei mal acostumado, e exijo que SEMPRE seja assim! Meu lado torcedor se adapta muito rápido com as boas coisas. Por favor, não espere por coerência de mim agora. Atleticanos, nossa realidade mudou e com isso nosso comportamento deve mudar também. Convoco a deixar o pessimismo para os outros torcedores, que inexplicavelmente execram o Galo. Estamos numa partida na qual o placar está 0x0, e precisamos do apoio unânime da Massa para ganhar. Você vai se furtar de dar o seu?

ps: quem duvida do que escrevi, favor ver o seguinte vídeo http://www.youtube.com/watch?v=8eQI27LbFkQ&feature=youtube_gdata_player (mas assista até o chute final)



8 comentários:

  1. Atleticano é bobo mesmo... todo ano a mesma historia.... Se empolgam por qualquer coisa. O fiel retrato do sofrido povo brasileiro. Esquecem facilmente que antes de comemorarem, esse time deve muito à torcida. Mas chega o final de semana, a cervejinha com os amigos, a vitória perante um time reserva e ta la, todos num so coro: esse ano o Galo vinga!
    É impressionante como um gesto, uma atitude muda todo o conceito que tinhamos de uma siuação! Como é facil manipular uma paixão!
    A massa atleticana que empurra o time é a mesma que o destroe!
    Me desculpe, caro blogueiro, mas não um há culpado maior pela situação do glorioso Clube Atlético Mineiro, se não cada um de nós torcedores que assisitimos à tudo alheios....
    Estarei aqui, no proximo ano, em seu estimado blog, copiando este mesmo texto e mostrando como a historia se repete, num ciclo vicioso.
    Saudações de um desacreditado e revoltado alvinegro que ja cansou de sofrer por este time e que so apos um verdadeiro titulo voltara a ser mais que um simpatizante!
    E antes de comemorarem nao se esqueçam nunca do ultimo jogo desse "time" no campeonato brasileiro de 2011! Isso nao da pra esquecer jamais!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa crítica, Ruliano! Em certa medida vc tem razão. Eu mesmo escrevi algo parecido aqui em outro post. Mas como eu falei, o momento coerente eu deixo pra analisar APÓS a estréia do Ronaldinho. Se eu for com pedra, como a Rede Globo (que ja está implantando discórdia entre a torcida do Galo), eu já mato qualquer chance desta contratação vingar. Aí sim, seria culpa de nós, atleticanos. Pode me cobrar no futuro. Sei muito bem mudar de opinião, pois faço muita autocrítica. E da mesma forma q elogio, eu bato forte! Espero vê-lo muitas vezes por aqui. um gde abraço!

      Excluir
  2. Boa Fabiano.
    Abraços, Kalilzete.

    ResponderExcluir
  3. Texto de torcedor, mandou a razão e o bom senso para a casa do carai. É isto ái, torcedor que se preze tem que ser irracional, quando o assunto é seu time do coração. BORA BAÊA, MINHA PORRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk

      até q enfim, hein, miguel, tamos afinado no discurso!

      Excluir
  4. Fabiano seu texto é muito... visceral. E penso que torcer por um time apenas racionalmente é perda de tempo. Sinto muita saudade de estar na arquibancada gritando irracionalmente, empurrando meu (MELHOR, NOSSO)Galo...
    Este é o momento de torcer, acreditar, empurrar, confiar... ter FÉ!

    E muito obrigado por ter citado um texto meu.

    Parabéns.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J, mais uma vez obrigado por participar por aqui. Vamos torcer pro Galucho vingar de forma bastante positiva, neh?

      Outra coisa, não precisa agradecer. O seu texto sobre a Alma Atleticana foi a coluna mais sensacional que ja li em minha vida. Ela vem em minha mente toda vez que tento explicar as "coisas do galo". Há tempos tava querendo citá-la por aqui..... Gde abraço.

      Excluir
  5. Sei não ein, olhando pelo pós contratação do R10 pelo galo, parece que ele era o elo que faltava para restabelecer a harmonia no fut mineiro. Afinal desde o ano passado estava tudo meio bagunçado, o galo sendo o melhor time de minas, apesar daquela goleada na ultima rodada. E esse ano titulo invicto, 2 vitorias em 2 jogos no Brasileirão, venceu o time reserva do atual campeão, mas venceu. Após a chega de ronaldinho o galo empata em casa contra o fraco Bahia, onde seus torcedores reclamam de quase todos os jogadores, tomam um gol da intermediária (acho que o goleiro falhou) de um jogador que não consegue acertar um passe de 2 metros e q não fará outro desse em sua carreira. Destaque foi a estreia do Jô, dizem q foi bem. E por outro lado o cruzeirinho q vinha só apanhando time horrivel e q dv brigar para nao cair, vira em 5 minutos em cima do ex lider, perdendo de 2 a 0 fora de casa. Acho que o ronaldinho reequilibrou as forças sobrenaturais que rondam BH. Pode ter sido apenas coincidência.... aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir