quinta-feira, 5 de abril de 2012

RT e CBF II

Em primeiro lugar, quero deixar claro uma coisa: sou a favor dos clubes, e não da CBF ou seleção brasileira. Lamento muito o fato de termos tantos canalhas dirigindo os clubes de futebol brasileiro. Pessoas despreparadas, que só estão lá porque os clubes não têm transparência, responsabilização ou indignação de seus torcedores.

Dando seqüência a meu post anterior, a partir do pequeno legado construído nestes últimos 20 anos, a CBF deveria ser enfraquecida e parte de seu poder, dividido com uma Liga que representasse os clubes das Séries A a D. Os assuntos da seleção continuam com ela, já os de interesse interno, com os clubes. Mas a principal mudança seria na repartição da arrecadação financeira da CBF entre os clubes brasileiros. Não é possível que a CBF arrecade centenas de milhões de reais, e não repasse este dinheiro a quem formou os jogadores. Por acaso, a CBF:
-         investe em formação de jogador (processo que dura ao menos 5 anos)?
-         Contrata jogador?
-         Arca com ônus médicos, judicial, ou de qualquer outra categoria dos jogadores?

Nãooooo!!! Então para onde vai o dinheiro arrecadado por ela? Ela precisa de obter lucro acima de seus custos operacionais? É justo a CBF ganhar rios de dinheiro, se não tem onde gastar? É justo a CBF estar milionária, e os clubes, verdadeiros formadores de jogadores (jogadores, porque de homens não é não) estarem quebrados, falidos?

No meu entender, 80 a 90% do lucro da CBF deveriam ser obrigatoriamente repartidos entre os clubes. Uma parte para aqueles que formaram os jogadores que estão na seleção, a outra para investir nos clubes pequenos que mantém, com salários humildes, a grande maioria dos jogadores brasileiros.

Chega de trapaça, e de ilusão! A CBF não representa e nunca representou o Brasil! É legal torcer pra seleção em Copa do Mundo, mas só! Quem gosta de futebol mesmo torce é para o seu time, pois só ele que existe! Ademais, quem conhece futebol sabe o jogo de interesses que estes cartolas inúteis fazem, que só gera revolta e desigualdade entre os clubes.

Mas a CBF é apenas um espelho da FIFA, onde estão os maiores bandidos do futebol mundial. Neste quesito, não há esperança externa, pois são todos farinha do mesmo saco! O jeito é mudar a gestão dos clubes (aí sim, há exemplo externo). Com dirigentes que respondem por sua gestão, podemos enquadrar a Confederação dos Bandidos do Futebol! Liga dos Clubes já!!

4 comentários:

  1. se não houvesse jogo dos clubes qdo tem jogo da seleção já seria um grande avanço. Pq além disso td q vc falou, os clubes q suaram para manter os jogadores, santos opr exemplo, não irão contar com eles em muitos jogos importantes.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que sou favorável da CBF pagar os clubes cada vez que estes usam a camisa amarela. Jogou, pagou!

    ResponderExcluir
  3. Mas isso não poderia levar a politicagem para levar jogadores de apenas alguns clubes.

    outra questão é como funciona na Europa? Lá o campeonato para qdo tem jogo da seleção, não faz sentido a CBF não fazer o mesmo. Os jogos estão todos definidos com muita antecedência, nao faz pq não quer.

    ResponderExcluir
  4. Poderia sim, jukao! Ainda nao tenho a resposta em como resolver isso. Vou amadurecer uma solução, ou pensar numa solução alternativa. Mas que é justo pagar aos clubes pelo uso de seus jogadores, isso é!

    ResponderExcluir