quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SOLUÇÕES

Existem, ao meu ver, 3 tipos de soluções: a de Curto Prazo, a de Médio Prazo, e a de Longo Prazo. Vejamos:
Curto Prazo: MUDAR A ESTRUTURA do time. Os jogadores estão aí; a aposta já foi feita; o que se pode fazer agora é trazer um ou outro, como solução ad hoc. Mas mudar a estrutura do time é mexer no sistema defensivo, no sistema de armação e no ataque.
Médio Prazo: Rever os erros de planejamento de 2010, e 2011, e apostar certo. Apostar certo é conhecer sobre futebol, ter tato ou talento para conhecer sobre a potencialidade de cada jogador; e pensar no time olhando para todo o ano. Não trazer tal jogador sem fazer análise custo x benefício (caso Patric: quem vai nos ressarcir do prejuízo? Dorival?), nem jogadores manjados só porque o técnico de momento gosta dele. E se o técnico for demitido, o que será feito do jogador? Será uma bomba, que nem Fábio Costa, espólio do Vanderlei.
Longo Prazo: somente um única solução: SÓCIO-TORCEDOR, de forma estruturada, trazendo a renda do torcedor para dentro do clube, investindo quase que exclusivamente na base do Galo.
Vou detalhar neste tópico a solução de Curto Prazo. As outras serão temas de outros tópicos.
Curto Prazo: mudar a estrutura do time.
O time tem algum potencial, é inegável! Temos muitas fragilidades, mas se blindássemos esta fragilidade, com certeza o potencial afloraria. O que aconteceu com o Galo em 2011? A falta de um Meia Ofensivo nunca “start-ava” o ataque, e este sempre tinha insuficientes oportunidades de gols (pegando referencia de um time que almeja títulos). Para piorar, um jogador que tentou, mas na realidade sempre enganou, Magno Alves, até hoje é titular. Ele só fez sucesso no campeonato mineiro, contra times pequenos. Este campeonato na verdade distorce o olhar do atleticano, que acredita que temos times para enfrentar paulistas e cariocas. Isso é um dos secretos do time adversário, as bixas azuis, que se reforçam bem no início do ano. Mas Magno Alves falhou em todas, eu disse TODAS, as chances que teve: título mineiro, São Paulo, Bahia, atlético-go, figueirense, etc. Pois bem, a incompetência do ataque fez sucumbir a defesa. Lembram-se da final do mineiro? O galo se defendia bem, apesar de jogar com o Patric. Ademais, tomou poucos gols nas cinco primeiras rodadas. Se tivesse ganhado do Bahia, e Atlético-Go, e empatado com São Paulo, com certeza o time não cairia neste círculo de derrotas, que é virtuoso. Agora o psicológico não permite a reação! Por isso é necessário mudar a espinha dorsal do time. Minha proposta:
-         levar Serginho para a lateral direita. Conseqüência: fecha o sistema defensivo, e retira este jogador do meio-campo, pois ele é um jogador que desmorona qualquer esquema tático. Corre que nem um cachorro atrás do rabo, é burro, e bate cabeça com outros. 
-         Meio campo com 2 volantes, e 2 armadores. Conseqüência: Leva mais a bola ao ataque. Acredito que Daniel Carvalho poderia ser titular, e tentar mais uma vez o Renan Oliveira, ou o Wendel. Sim, este jogador sempre foi destaque da base. Precisamos dar uma chance a ele!É erradíssimo jogar as fichas num garoto da base, mas diante dos erros, é a solução. Ao menos, seria um teste da personalidade do garoto. Eventualmente (depende do adversário, ou mando de campo), pode-se jogar com 3 volantes em detrimento de 1 armador. Este terceiro seria ou Gilberto (apesar das falhas, eu vi qualidade), Dudu Cearense (questiono esta contratação: Custo x Benefício), ou Pierre, que tá chegando.
-         No ataque seria Guilherme e André
OBS: Talvez, dando liga no meio-campo, até aquele Guilherme Santos possa voltar a jogar bem na lateral (de outro modo, coloca-se Richarlyson), e o atacante Guilherme, mais acionado, renda tudo aquilo que se espera dele. Por enquanto, ele foi uma decepção. Os goleiros são bons, e as falhas do Renan foram mais por contaminação da má fase (que veio do ataque, atingiu a zaga, e chegou no goleiro). Ademais, falhas de goleiros esporadicamente acontecem.
Meu time: Renan; Serginho, Rever, Leo Silva, Guilherme Santos(Richarlyson); Richarlyson (Dudú), F.Soutto, Daniel Carvalho, Wendel (ou Renan Oliveira); Guilherme e André.
Com 3 volantes: Renan; Serginho, Rever, Leo Silva, Guilherme Santos(Richarlyson); Richarlyson(Pierre/Gilberto), Dudú, F.Soutto,  Daniel Carvalho; Guilherme e André.
O que é esta proposta? Altera-se 3 jogadores, e troca-se de posição outros 2. Pronto, mexeu na espinha dorsal, sem partir do zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário