quinta-feira, 17 de maio de 2012

Diego Fórlan


A contratação de Diego Fórlan me deixa divido!

É um craque, foi o melhor jogador da Copa do Mundo de 2 anos atrás, e joga na posição que precisamos de reforço. Emocionalmente falando, vou adorar!

Mas há um risco muito grande nesta contratação. O jogador fez uma péssima temporada em 2011, e dizem que não sai do Departamento Médico. Será que ele engrossaria nossa lista de dodóis? Ademais, sairão dos cofres do Atlético ao menos 7 milhões de reais em 2 anos, segundo as notícias. Acho muito arriscado um valor deste para um jogador que talvez esteja encerrando a carreira. Além dos problemas de adaptação, tenho receio que o grau de interesse de Fórlan pelo futebol esteja diminuindo (vide Ronaldinho Gaúcho). Essa situação é relativamente normal em jogadores com idade mais avançada, e que já estejam independentes financeiramente. Será que ele vai estar efetivamente compromissado, como precisamos? Racionalmente, eu não apostaria na sua contratação!

Mas..... E se der certo?

Esta indecisão demonstra que é muito complicado para os torcedores se posicionarem com clareza, porque há no futebol uma assimetria de informação. Nós torcedores não temos informações suficientes pra julgar, quando envolve elementos como má fase, contusão, idade avançada, alto custo; ou seja, em contratações de alto risco!

Mas os dirigentes têm a obrigação de reduzir esta assimetria, pois possuem profissionais médicos que possam baseá-los de informações reais. Além do mais, deve-se relacionar com empresários sérios e vender bem a marca do clube (a venda da marca acontece até quando se contrata jogadores). Portanto, para eles não existe esta desculpa!

Se fosse qualquer outro jogador, eu seria radicalmente contra! Mas Fórlan é um daqueles que valem a aposta, desde que clinicamente esteja livre de contusões! Minha primeira opção era o Matias Fernandez, mas se este se mostrar inviável, que venha o uruguaio!

5 comentários:

  1. Creio que vc foi no âmago da questão:
    "Nós torcedores não temos informações suficientes pra julgar...Mas os dirigentes têm a obrigação...a venda da marca acontece até quando se contrata jogadores."
    Uma parte da torcida que frequenta a internet [blogs, redes sociais, etc...] não se comporta como torcedor. A nossa obrigação é torcer apaixonadamente, de uma forma até cega eu diria. Precisamos sempre ver a metade cheia do copo.
    Acabo de ler em outro blog um comentário em que a pessoa se baseia numa publicação de uma consultoria para dizer que no Galo tudo tá um lixo. Isso não é verdade. Hoje pelo menos tentamos jogadores melhores e algumas vezes contratamos [Réver, Diego Souza, p/ex]. Algumas vezes eles dão certo, outras não. É do jogo.
    Antes e durante uma partida ou um campeonato temos que acreditar sempre, incentivar, torcer loucamente. É a nossa parte nesse jogo. Depois de finda uma partida ou um torneio é hora de fazer as críticas. Ao começar uma nova partida ou um novo campeonato façamos nosso papel: torcer apaixonadmente.

    Tomara que nossa torcida real esteja com um ânimo bem diferente da que frequenta a internet. Povo do twitter principalmente tá chato demais.

    Parabéns mais uma vez pelo texto. Mandou muito bem.

    Jota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaande J! Obrigado mais uma vez por frequentar minhas paginas. É uma honra receber elogios seus! Como sempre, assino embaixo no que vc falou acima. Gde abraço!

      Excluir
  2. Boa contratação!! O furlan é muito diferente de Ronaldinho Gaucho, o cara tem muita raça e provavelmente vai querer jogar e jogar bem. Os jogadores argentinos e uruguaios não costumam ter esse final de carreira melancólico que os cracks brasileiros tem. Vide Riquelme no boca.

    Se não sofrer com lesões graves, tem td para ser um excelente reforço.

    ResponderExcluir
  3. Pianos,

    Quem é matias fernandes???

    ResponderExcluir
  4. Fala Granja!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%ADas_Fern%C3%A1ndez

    ResponderExcluir